Acompanhamento Processual

Informações atuais sobre o serviço prestado.
Seu e-mail
Senha

Webmail

Clique no botão abaixo para ser direcionado para nosso ambiente de webmail.

Edição especial da "Troca de Livros" tem roda de conversa sobre preservação ambiental

                                         Além da troca de livros, o evento também contou com uma roda de conversa sobre preservação ambiental A edição especial da ação “Troca de Livros”, promovida pelo Museu da Justiça do Rio na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, reuniu participantes para refletir sobre o papel da literatura na preservação de memórias e na valorização de trajetórias inpiduais e coletivas. Entre os convidados estava o gerente de Restauração Ambiental Restauração Ambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Alan Henrique Marques de Abreu, que falou sobre a importância do livro. “O livro é uma ferramenta importante para registrar experiências e dar visibilidade a histórias que merecem ser contadas", disse o engenheiro florestal. Esta edição, realizada em parceria com a Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade (SGSUS) dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, contou com uma roda de conversa sobre a preservação ambiental e a ressocialização por meio da leitura.  Durante a conversa, Alan Henrique também falou sobre a trajetória de 25 anos do programa Replantando Vida, uma iniciativa socioambiental da Cedae que emprega e capacita pessoas em cumprimento de pena para atuar na restauração da Mata Atlântica, já tendo plantado cerca de 4,5 milhões de mudas ao longo de sua atuação.                  A troca contou com exemplares que iam desde livros sobre Direito Penal até obras de autores renomados, como George Orwell “No caso do Replantando Vida, o livro permite documentar as melhorias alcançadas e a relevância do trabalho realizado. No serviço público, em um contexto de muitas demandas e poucos profissionais, documentar essas experiências também significa reconhecer os resultados alcançados”, afirmou Abreu, que também atua como o responsável do projeto. Já a diretora do Museu, Silea Santa Rosa Macieira, destacou que o projeto “Troca de Livros” é, por si só, um modelo de sustentabilidade e economia circular, promovendo o intercâmbio gratuito e a reciclagem de obras literárias. Ela também ressaltou a parceria com a SGSUS na realização do evento: “As boas parcerias institucionais ratificam a orientação da nossa casa”. O encontro foi encerrado com um momento de descontração, marcado pelo sorteio de exemplares de livros sobre o Replantando Vida. A sorte sorriu para a historiadora e arquivista do Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas (Seata), Adriana da Costa Camelo. “A iniciativa possibilita tanto a servidores quanto a visitantes uma oportunidade de enriquecimento cultural por meio da leitura e das obras doadas”, contou a participante. VM/IA Fotos: Felipe Cavalcanti / TJRJ  
26/06/2026 (00:00)
© 2026 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.